Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nanotecnologia x Beleza


            Bom, acho que ultimamente muitas pessoas têm ouvido a palavra “nanotecnologia”, mas será que todos realmente entendem o que isso significa? Nanotecnologia nada mais é do que a investigação e o desenvolvimento de materiais que possuam pelo menos uma de suas dimensões em níveis atômico e/ ou molecular (~10 – 100 nm). Mas o que são os nanômetros e o quanto medem? Nanômetro é uma unidade de medida e equivale a um bilionésimo de um metro (10-9 m). A Figura abaixo dá uma pequena noção do que pode ser um material construído nessa escala. A área destacada em vermelho mostra a área que corresponde aos “nanomateriais”, de 1 a 100 nm.



             Antes de falar sobre o efeito nano nas maquiagens e cosméticos em geral, queria deixar bem claro que não estou falando mal e nem defendendo nenhuma marca, NENHUMA. O que se passa é que temos que conhecer a realidade antes de sair comprando e usando feito loucas uma coisa que nem conhecemos a procedência.
            Alguns cientistas e experts estão preocupados com a segurança de materiais nanoestruturados como esses, atualmente no mercado. O problema é que quando as partículas se tornam tão pequenas elas tendem a desenvolver propriedades químicas diferentes daquelas que possuíam. E isso pode levar a riscos desconhecidos, como por exemplo, algumas nanopartículas podem viajar rapidamente nos nossos corpos e penetrar membranas celulares. Sally Tinkle, um pesquisador estadounidense, do “National institute of Enviromental Health Sciences”, diz que em seu laboratório foi realizado um teste e observaram que algumas nanopartículas podem deslizar através da camada mais distante da pele. Isso significa que, hipoteticamente, elas poderiam interagir com o sistema imunológico ou entrar na corrente sanguínea. O dano que isso causará no nosso organismo? Não sei. Talvez não aconteça nada, mas talvez aconteça sim.   
            O que eu quero dizer é que não temos noção ainda dos efeitos dessas nanopartículas no nosso ambiente e organismo. Não existem regulamentações adequadas para o uso deste tipo de material... Só queria deixar um alerta. Não é porque um produto é nano que é bom. Não é porque tem “NANO” no nome que seja realmente nanotecnologia (lembrem-se para ser nano tem que estar entre 1 – 100 nm), alguns produtos tem “nano” e suas partículas tem 1000 nm... Fiquem atentas(os). Mas também não é pra desencanar dessa tecnologia, afinal ela veio trazer mtos benefícios a todos nós. Só pensem bem antes de usar qualquer coisa. Consumo consciente!

     Queria agradecer a todas as queridas que vêm comentado no blog! Gracías chicas!!!
     Beijoks

Nenhum comentário:

Postar um comentário